sexta-feira, 6 de julho de 2012

Post Mortem Doll




Em tempos vitorianos, era uma prática comum fotografar os mortos, em particular no final do século 19. Post-mortem como a fotografia era chamada era uma forma barata para das classes mais baixas imortalizarem seus entes queridos, especialmente crianças e bebês. Taxas de mortalidade infantil eram significativamente elevadas durante o período, e os post-mortem eram geralmente o único retrato que a criança teria. Os cadáveres eram normalmente colocados em posições naturais, tais como sentar em uma cadeira ou em um sofá, e as vezes os olhos eram abertos para dar a ilusão de vida. Se o sujeito fosse um bebê, a mãe seria frequentemente fotografada com o corpo, às vezes até mesmo mantendo o corpo em seus braços. Em algumas circunstâncias, os olhos do cadáver permaneciam fechados, e o corpo  deitado na cama, como se estivesse em um sono profundo.





Apesar da natureza mórbida das fotografias, estes retratos eram geralmente mais fáceis de um fotógrafo tirar. Os corpos eram mais que comprovado ser adequados, o suficiente para eliminar os movimentos borrados dos vivos e manter os intrincados detalhes do rosto. Este efeito de vida na morte, às vezes ofuscava a vida nos retratos reais de vivos. No entanto, sempre houve exceções. Em 1899, por exemplo, um fotógrafo chamado Louis Desmond teve que tirar a foto do cadáver de uma menina seis vezes.

O corpo da menina estava encostado em uma cadeira especialmente projetada para o morto, com um quadro oculto que manter o corpo completamente imóvel para o retrato. No entanto, apesar do quadro e ainda a clareza do rosto da garotinha e do corpo, sua mão direita ficava sempre inexplicavelmente turva. O fotógrafo culpou a mãe pelo borrão, convencido de que seus movimentos leves estavam fazendo as tábuas soltas do estúdio treme e fazer com que a cadeira se movesse. Os retratos, no entanto, provaram o contrário,  nas fotografias onde a mãe estava ao lado de cadáver da menina, a mão da menina permanecia perfeitamente imóvel.


2 comentários:

  1. CLP, POR FAVOR VOLTE A POSTAR!!!
    Teu blog havia chegado ao primeiro lugar entre os 10 que costumo acompanhar mas, com a falta de atualizações desceu para terceiro...
    Teu blog é excelente, por favor, pelo menos diga de quanto em quanto tempo tu vais postar...
    Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu posto todos os dias, menos no fim de semana (muito raramente com exceções)e feriados. Por isso estou há três dias sem postar . . . mais pode deixar que vou fazer uma coletânea pra vocês =)

      Excluir